Prestadoras de serviços de telecomunicações investiram R$ 16,5 bilhões de janeiro a setembro

Aportes realizados nesses nove meses de 2012 são 18% superiores aos investimentos feitos no mesmo período do ano passado

7Brasília, 14 – As prestadoras de serviços de telecomunicações investiram R$ 16,5 bilhões de janeiro a setembro deste ano, incluindo expansão de redes, ampliação de cobertura e melhoria da qualidade dos serviços. O total de aportes feitos nesses nove meses de 2012 representa um crescimento de 18% frente ao que foi investido no mesmo período do ano passado. Durante todo o ano de 2011, os investimentos foram de R$ 22,7 bilhões, o que representou o segundo maior volume anual da história das telecomunicações.

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Projeto de Lei das Antenas facilitará a expansão da infraestrutura de telefonia móvel

18Brasília, 13 – O setor de telecomunicações recebeu com entusiasmo a aprovação hoje, por quatro comissões do Senado Federal, do projeto de Lei das Antenas, que vai trazer facilidades para a implantação de infraestrutura de telefonia móvel, permitindo a expansão dos serviços e a melhoria na cobertura dos sinais. A medida vem num momento em que é crescente a demanda da população brasileira por serviços móveis, especialmente a banda larga no celular.

A proposta do Senado é importante também para viabilizar a instalação da quarta geração da telefonia móvel (4G), que, pelas caraterísticas técnicas da faixa de radiofrequência que será usada (2,5 GHz), vai exigir um número de antenas duas a três vezes superior ao de estações rádio base de terceira geração (3G).

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Queixas sobre atendimento caem pela metade em dois anos

Redução no índice de reclamações sobre atendimento das prestadoras de serviços de telefonia móvel foi de 59% entre julho de 2010 e julho de 2012

10Brasília, 27 - O atendimento ao cliente pelas prestadoras de serviços de telecomunicações apresentou melhora de acordo com os indicadores de qualidade dos serviços móveis. Segundo dados de julho, registrados no call center da agência reguladora, nos últimos dois anos, esse tipo de queixa - relativa ao atendimento das prestadoras - caiu pela metade.

A redução no índice de reclamações sobre atendimento, levando-se em conta o número total de usuários dos serviços, foi de 59% entre julho de 2010 e julho de 2012. Há dois anos, em cada grupo de 1 milhão de usuários da telefonia móvel, apenas 41 reclamaram. Em julho deste ano, essa proporção caiu para 17 queixas em cada grupo de 1 milhão de clientes.

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Prestadoras de telefonia móvel assinam Termo de Compromisso para compartilhamento de infraestrutura 4G

Termo de autorização foi assinado hoje pelo presidente da agência reguladora e pelas quatro prestadoras que obtiveram licença no leilão de junho

5Brasília, 16 – As prestadoras de telefonia móvel Claro, Oi, TIM e Vivo assinaram hoje os termos de autorização para a oferta de serviços de quarta geração da telefonia móvel (4G). A nova tecnologia vai proporcionar aos usuários uma infinidade de novos benefícios, especialmente o aumento da velocidade de conexão em banda larga móvel, que deverá ser pelo menos 10 vezes mais rápida que a do 3G.

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